terça-feira, novembro 28, 2006

FAMA

Sou muito crítica em relação ao novo conceito de fama que reina na nossa sociedade actualmente, pois está alienado da notoriedade e do mérito! Isso preocupa-me...
Deixo aqui as letras de duas canções, dos mais recentes trabalhos de 2 grandes cantores portugueses - Sérgio Godinho e Rui Veloso - que versam sobre este tema.

O REI DO ZUM-ZUM
Sérgio Godinho

Já estou quase a ser famoso
(desta fama não me livro)
não quero só dar nas vistas
nas capas coloridas das revistas
que me retratem num livro
uma coisa romanceada
de conteúdo sólido e gasoso
uma coisa, por exemplo, intutulada:
É famoso por ser famoso
é famoso por ser famoso

Eu quero entrar em grande
na grande cidade
não me vou deixar
morrer antes da idade
uma coisa é aparecer
outra é celebridade
na verdade eu quero ser, sei lá,
o número um
eleito o rei do zum-zum

Eu quero entrar em grande
na notoriedade
controlo a rotunda
a toda a velocidade
o mei charme não tem
prazo de validade
na verdade
quero ser, p´ra já o número dois
p´ra me ultrapassar depois

dois, um
eleito o rei do zum-zum
zum-zum
eleito o rei do zum-zum

E vou correndo de ecrã em ecrã
da sitcom ao site ponto com
a ver se nalgum deles
se ilumina o meu nome
eu quero a fama e o proveito
(ninguém é perfeito...)
eu quero a fama e o proveito
ninguém é perfeito


BRILHO DENTAL
Carlos Tê/Rui Veloso


Olá, tu aí a sorrir
Diz-me quem é o teu dentista
Eu nunca vi sorriso assim
Nunca vi sorriso assim
Nem em capa de revista

O teu brilho dental
Não é coisa de amador
É brilho profissional
É brilho profissional
Em busca do projector

Mas no fundo tens razão
Temos que estar preparados
Em qualquer ocasião
Podemos ser convocados

Para ir à televisão
Dar uma opinião
ou demonstrar um talento
para ir à televisão fazer opinião
E ter o nosso momento

Povo que lavas no rio
Horas e horas a fio
Povo que lavas no rio
Horas e horas a fio
Sempre a rir e a chorar
Agarrado ao sabão
Sempre a rir e chorar
Agarrado ao sabão
Pode a alma enferrujar
Mas o teu sorriso não

Tu cantas e danças mal
Não tens voz de rouxinol
Mas tens um brilho dentaç
Tens um brolho dental
Tomara o Carlos Gardol

Mas no fundo tens razão
Temos que estar preparados
Em qualquer ocasião
Podemos ser convocados

Para ir à televisão
Dar uma opinião
ou demonstrar um talento
para ir à televisão
fazer opinião
E ter o nosso momento


Para reflectir...

Acho que a televisão e as revistas cor-de-rosa são os grandes motores deste fenómeno, mas não as culpadas...
As pessoas têm que ter discernimento e pensar pela sua cabeça!!!

6 comentários:

Lia Ferreira disse...

ppffuuu!...

Este é um tema que me causa azia...

Serafim disse...

Num país em que não se preserva um baluarte como o mítico Macaco Adriano, do Big Show Sic, acho que está tudo dito...

Andam todos à mama por 15 minutos de fama...

Luísa disse...

Mudar mentalidades é um trabalho moroso

Emanuelle disse...

Serafim,
rima e tudo! É um bom slogan;-)

Luísa disse...

Ó se lhe arrima! eh eh

Serafim disse...

A rima foi mesmo propositada, de forma a que ande de boca em boca a invadir este país banhado pelo Oceano Pacífico. :)